Breve Histórico

O Clube dos Subtenentes e Sargentos do Exército de Belo Horizonte remonta suas origens no ano de 1975 quando um abnegado grupo de companheiros o fundou. Esta entidade liderada pelo saudoso companheiro Sargento HELIO VIEIRA, já falecido, mas que deixou a semente e o exemplo para todos que tiveram o privilégio de com ele conviver.

A entidade fundada pelo Sargento Hélio, infelizmente por motivo de força maior, não conseguiu realizar as antigas aspirações dos companheiros. Se não colheu os frutos, certamente valeu pela beleza das flores.

No ano de 1985, após designação de uma comissão para viabilizar a fundação de um clube para os Subtenentes e Sargentos da Guarnição de Belo Horizonte, determinada pelo General CARLOS TINOCO RIBEIRO GOMES, então comandante da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, após uma festa junina ocorrida na Vila Militar dos Subtenentes e Sargentos promovida pelas esposas dos graduados os quais residiam no bairro da Graça.

No dia 17 de Julho do mesmo ano, foi criado o CLUBE DOS SUBTENENTES E SARGENTOS DO EXÉRCITO DE BELO HORIZONTE (CSSE-BH), em Assembléia Geral realizada no auditório do  então QG da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, na Rua Juiz de Fora, 900, Barro Preto, região centro-sul da Capital mineira.

Uma admirável equipe foi formada resultando num trabalho incansável, ininterrupto e abnegado, que ao longo dos anos formou este admirável patrimônio físico e Jurídico, congregando  não só os militares, mas também os civis residentes no bairro da Graça e adjacências.

Com este trabalho iniciou-se o processo de integração que consolidou a amizade, o respeito e a admiração de todos que formam hoje, a inestimável família do Clube dos Subtenentes e Sargentos  do Exército de Belo Horizonte.

Em Fevereiro de 1987 foram iniciadas as obras da sede social e dois anos após, em 17 de Julho de 1989 foi inaugurada a sede definitiva do clube, com 70% (oitenta por cento) das obras concluídas. Em 11 de maio de 1992 foi inaugurado o Hotel de Trânsito destinado a ST e Sgt, uma importante obra que proporciona mais comodidade aos companheiros da caserna que transitam e hospedam em Belo Horizonte. Em abril de 1994, completando 100% das obras do CSSE-BH foi inaugurado o Ginásio Poliesportivo, mais uma obra grandiosa, com capacidade para 4 mil pessoas.