Calcular corrida de Taxi em BH

02/05/2013 21:34

http://servicosbhtrans.pbh.gov.br/bhtrans/e-servicos/e-taxi/

Os usuários de táxi de Belo Horizonte terão um novo serviço para calcular as viagens, antes mesmo de sair de casa, ou até da rua, já que o programa foi feito para funcionar no sistema mobile. No "Como vou de táxi", nome dado à plataforma, as pessoas podem consultar as tarifas das bandeira 1 e 2 antes da corrida. 

Criado pela BHTrans, o sistema começou a funcionar nesta terça-feira. "Temos um trabalho que viemos fazendo há um tempo para que o usuário possa escolher o transporte de acordo com variáveis. No transporte coletivo, disponibilizamos todas as informações de preços, itinerários e possíveis mudanças que acontecem no percurso. E agora estamos passando para o táxi", explica o gerente de informação da empresa, Gilberto Mota.

Para navegar no sistema é bastante simples. Basta entrar no site, http://servicosbhtrans.pbh.gov.br/bhtrans/e-servicos/e-taxi/. Logo após clicar no link, abrirá uma mapa, no lado direito da tela, e um espaço para colocar o local de origem e o destino. Depois de preencher o quadro é só clicar no botão "calcular tarifa". Há também a possibilidade de prever o preço de seis destinos diferentes ao mesmo tempo. 

Não se assuste caso a tarifa fique um pouco mais cara do que você está acostumado a pagar. "A estatística aponta que cada viagem não tem exatamente o valor igual simplesmente do cálculo que você faz. Tem em média um acréscimo de 20% , que é relativo a um eventual congestionamento ou sinal fechado. Por isso essa diferença", explica Gilberto Mota. 

Os usuários de transporte público da capital mineira podem esperar mais plataformas que ajudam a escolher entre ônibus ou táxi. "Estamos criando uma série de trabalhos para o dispositivo móvel, pois esse é um futuro bem próximo. Com o celular, você pode escolher qual é o melhor meio de transporte para o momento até mesmo da rua e pode se planejar", diz o gerente.